Prefeitura Municipal de Jerônimo Monteiro

Você sabia? A Sede da Prefeitura está funcionando das 08:00 às 11:30 das 13:00 às 16:30.
Imprimir Email

Institucional

Contexto Regional

por Assessoria de Comunicação

26/04/2012 17:10

 

 

O Estado do Espírito Santo conta com uma área territorial de 46.077,51 km², e uma população de 3.351.327 habitantes¹, sendo composto por 78 Municípios, divididos em 04 macrorregiões de planejamento² e em 12 microrregiões administrativas de gestão³.

Com uma população de 10.722 habitantes segundo estimativas do IBGE para o ano de 2007 e uma extensão territorial de 162,16 km² o que equivale a 0,23% do território estadual, o Município de Jerônimo Monteiro está localizado na macrorregião administrativa Sul do Espírito Santo, na microrregião de gestão do Pólo Cachoeiro.

Houve por parte da atual administração municipal o pedido formal a Assembléia Legislativa do Espírito Santo para a mudança do Município de Jerônimo Monteiro da microrregião do Pólo Cachoeiro, para a microrregião do Pólo Caparaó, já que desde de março de 2004, o nosso Município integra o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região do Caparão com mais 10 (dez) Municípios.

Município de Jerônimo Monteiro tem como limítrofes os Municípios de Mimoso do Sul e Muqui, ao Sul, Alegre, a Oeste e ao Norte e Cachoeiro de Itapemirim, ao Norte e a Leste.

Jerônimo Monteiro está distante aproximadamente 194 km de Vitória, a Capital do Estado, e a 45 km de Cachoeiro de Itapemirim, principal cidade do Sul do Espírito Santo.

O Município compartilha com os vizinhos da região, o privilégio de ocupar uma posição geográfica bastante favorável, tanto do ponto de vista econômico, como social e ambiental. Podemos destacar ainda, que a cidade está relativamente próxima aos principais centros econômicos do País. Próxima de 03 (três) importantes rodovias federais as BRs, 101, 116 e 262.

O Município também e cortado pelo mineroduto subterrâneo da empresa SAMARCO S/A, que leva o minério de ferro extraído das minas localizadas em Mariana-MG, para o complexo industrial e portuário da empresa localizado no Distrito de Ubú, no Município de Anchieta-ES.

 

O seu vínculo com os Municípios do entorno é percebido, principalmente, nas relações que envolvem o comércio, a educação e a saúde.

O comércio local apesar de pequeno, tem uma gama de produtos variados para atender as necessidades dos consumidores tanto os locais, como os de Municípios vizinhos, um bom exemplo e o setor de Supermercados. O Município também atrai um grande número de pessoas que buscam vagas nas Escolas da rede municipal de ensino, que a partir do final dos anos de 1990 (com processo de municipalização) passou a receber investimentos por parte tanto do Município como do Estado, podemos citar o aumento do número de salas de aulas, laboratórios de informática nas escolas da rede municipal (1998) e a melhoria na qualidade do ensino.

Cidade

Cidade de Jerônimo Monteiro

Outro fator que pode se transformar em atrativo de pessoas para o Município, e o pleno funcionamento do Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Florestas, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável (NEDTEC), que foi construído no ano de 2002, e que funciona atualmente apenas como laboratórios para os alunos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O setor de saúde também e um fator importante de atração de pessoas de outros Municípios para o nosso, devido principalmente a boa oferta de serviços de atenção básica oferecidos pelo Município e do Hospital Unidade Integrada Jerônimo Monteiro, que pertence ao Estado, sendo um dos poucos hospitais públicos do interior do Estado.

Essa localização regional privilegiada pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e continuado do Município nos próximos anos. Podemos destacar como pontos positivos para o desenvolvimento de Jerônimo Monteiro os seguintes:

A Rodovia BR – 482, que corta o Município, e é uma das principais estradas do Sul do Estado, que faz a interligação de toda a região com a Região Metropolitana da Grande Vitória e com os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, facilitando o escoamento da produção, e pode facilitar a atração de investimentos;

Alocalização geográfica, que pode ser atrativa se melhor explorada pelo poder público municipal e estadual, cidade bem localizada regionalmente, média qualidade de vida, próxima de duas regiões com grande potencial turístico a Serra do Caparaó e a Região Serrana Central que é cortada pela BR – 262 que liga Vitória-ES a Belo Horizonte-MG;

Disponibilidade de áreas de terras favoráveis para a implantação de indústrias, e ampla disponibilidade de recursos hídricos;

Proximidade com a cidade Cachoeiro de Itapemirim, um dos maiores centros processadores de rochas ornamentais do mundo, e importante produtor de máquinas para o setor rochas ornamentais vendidos para todo País em para o exterior;

Substancial infra-estrutura em estradas, energia e telecomunicações;

Estrutura fundiária baseada na pequena propriedade familiar;

Sede do Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Florestas, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável (NEDTEC) da Universidade Federal do Espírito Santo, que possui amplos auditórios, bibliotecas, laboratórios em diversas áreas e salas de aulas;

Boa rede de escolas do Estado e do Município;

Hospital estadual, que atende a pacientes do Município e dos Municípios vizinhos, e pode se transformar em centro de referência regional, principalmente na área de cirurgias eletivas;

Sétimo Município com a melhor qualidade de vida para as crianças nascerem e crescerem no Estado do Espírito Santo, segundo o Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI) de 1999 a 2004 do UNICEF;

Vontade política para atrair investimentos e um bom relacionamento entre governo sociedade.

¹ Fonte IBGE, Censo 2007.
² Conforme a Lei Estadual nº 5.120 de 01/12/1995 (que dispõe sobre a divisão regional do Estado do Espírito Santo).
³ De acordo com as leis estaduais de números 5.120/95, 5.469/97, 5.849/99 e 7.721/04.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página