Prefeitura Municipal de Jerônimo Monteiro

Você sabia? A Sede da Prefeitura está funcionando das 08:00 às 11:30 das 13:00 às 16:30.
Imprimir Email

Institucional

Venda de termômetro com mercúrio será proibida

por Paulo Filho / Assessoria de Comunicação

11/04/2017 14:18

ESFIG

A Secretaria de Saúde de Jerônimo Monteiro, por intermédio da Vigilância Sanitária, informa que a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que proíbe, a partir de 21 de março de 2019, a utilização e comercialização de termômetros e aparelhos de medir pressão que utilizam mercúrio em sua composição.

Os aparelhos têm uma coluna transparente, contendo mercúrio no interior, com a finalidade de aferir valores de temperatura corporal (no caso do termômetro) e pressão arterial (no caso do esfigmomanômetro).

Em junho de 2016, a Anvisa abriu consulta pública sobre o tema. Na ocasião, a Agência destacou o compromisso firmado com a Convenção de Minamata, onde 140 países, incluído o Brasil, se comprometeram com o controle do uso e redução de emissões e liberações do mercúrio na natureza. A Anvisa destaca que no mercado já existem os termômetros e medidores de pressão digitais, que substituem aos com a coluna de mercúrio.

A vigilância Sanitária está a disposição para o recolhimento destes aparelhos, a fim de destiná-los para o descarte de forma correta e sugere à população que não compre ou comercialize esses produtos.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página