Prefeitura Municipal de Jerônimo Monteiro

Você sabia? A Sede da Prefeitura está funcionando das 08:00 às 11:30 das 13:00 às 16:30.
Imprimir Email

Institucional

Turismo em Jerônimo Monteiro é uma realidade

por Assessoria de Comunicação

30/03/2017 15:55

O Incaper, por intermédio dos agentes de Pesquisa e Inovação, Lorena Prata e Maurício Dan e da agente de Extensão em Desenvolvimento Rural, Marianna Abdalla Prata, apresentou ao Prefeito Sérgio Fonseca um projeto de viabilização turística para o município de Jerônimo Monteiro.

Entendendo que o turismo planejado é uma das possíveis ferramentas para o desenvolvimento rural sustentável e para a valorização e proteção dos patrimônios locais, o objetivo geral é implantar e fortalecer os turismos rural e de aventura e o ecoturismo de forma participativa e integrada entre as modalidades e a população urbana e rural do município.

O prefeito e o secretário municipal de planejamento, André Maciel, receberam o grupo de agentes na prefeitura e o apoio ao desenvolvimento do projeto foi total. “Daremos todo o suporte necessário para a aplicação deste projeto em Jerônimo Monteiro. Nosso município tem muitas riquezas e eu quero valorizá-las da melhor forma possível. Sei que sozinho não consigo, então me coloco a disposição deste grupo para o que for preciso na realização do projeto”, declarou Sérgio.

A ideia inicial é realizar um levantamento das potencialidades turísticas do município nos segmentos do agroturismo, ecoturismo e turismo de aventura. Para todas essas modalidades o município possui grande potencial de desenvolvimento. O primeiro passo é realizar, em campo, o levantamento técnico das belezas naturais, ecológicas e paisagísticas com possibilidade de exploração do turismo. Para a adequação da ideia na parte geográfica é necessário o olhar técnico para identificar essas potencialidades, sendo indispensável a presença de um turismólogo na região realizando esse trabalho de campo.

Para o município os benefícios giram em torno da valorização da cultura local, das tradições, das paisagens naturais e até mesmo das atividades agropecuárias. A expectativa é de que em aproximadamente 18 meses o levantamento seja concluído e os primeiros roteiros turísticos, que necessitem de menor investimento em infraestrutura, já sejam divulgados.

“ Nós pagamos para conhecer as realidades simples de outros locais. Quando olhamos para dentro do município, vemos que temos muito a ofertar na nossa cidade. Precisamos apenas organizar e oferecer os serviços e produtos da nossa terra para aqueles que buscam uma maior proximidade com a natureza e com a s suas raízes” explicou a agentes de Pesquisa e Inovação, Lorena Prata.

O prefeito, Sergio Fonseca, assinou hoje o Plano de Trabalho que contém todas as etapas e ações descritas do projeto, ou seja, turismo em Jerônimo Monteiro não é mais uma ideia, já é uma realidade que se iniciará em abril deste ano.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página